MultiBR em destaque no Jornal do Comércio: perspectivas e desafios da multipropriedade

11 de junho de 2025

A matéria do Jornal do Comércio traz à tona o impacto da multipropriedade e destaca o papel da MultiBR como especialista no segmento.

Cesar Mór - Ceo MultiBR - Entrevista Jornal do Comércio

O mercado de multipropriedade vem crescendo de forma consistente no Brasil, ganhando destaque na economia e impulsionando o desenvolvimento de destinos turísticos. Essa transformação foi tema da matéria do Jornal do Comércio, que ouviu nosso CEO, César Mór, para falar sobre as tendências, oportunidades e desafios desse segmento em expansão. Confira a seguir o conteúdo completo publicado no jornal.




Notícia na íntegra:


Modelo de multipropriedade enfrenta desafios para crescer
Publicado em:
 6 de junho de 2025 às 17:30
Por Caren Mello
O mercado de multipropriedades é novo, ainda se recente de maior familiaridade dos clientes com o modelo e maturidade do negócio. Se antes de 2018, quando foi publicada a lei de regulamentação, era um mercado que vinha se construindo, a estrutura jurídica veio para sanar uma realidade já posta. A avaliação é do fundador e CEO Cesar Mór, da MultiBR, empresa de comercialização de multipropriedades de Gramado.
Com produtos na Serra gaúcha, em Foz do Iguaçu e Praia de Carneiros, em Pernambuco, entre outros, Mór defende o modelo de negócios, benéfico para o cliente, incorporadores e cidade. Misto de condomínio e hotel, trata-se de uma renovação na oferta hoteleira. “São poucos os empreendimentos que se viabilizam atualmente sem a iniciativa da multipropriedade, em função do custo de capital. Isso acaba influenciando diretamente na capacidade de desenvolvimento do destino. Se (a cidade) não tem capacidade de receber a demanda gerada, essa demanda se direciona para outras praças turísticas”, observa.
O cliente final, aponta o corretor, tem a oportunidade de adquirir uma propriedade de alto padrão, escriturada e herdável, além de qualificar a sua experiência de férias. “Ao invés de comprar 100% de um imóvel e eu utilizá-lo 15% do tempo, adquiro 15% do imóvel e utilizo 100% do tempo. É um aproveitamento inteligente de recursos, apoiado na fidelização.”
O corretor lembra que nos últimos 10 ou 12 anos tenham sido lançados na região da Serra, talvez, dois empreendimentos fora de multipropriedade, enquanto que no modelo de multipropriedade essa entrega foi de cerca de 500% superior.
“A percepção do volume de queixas também está relacionada com o crescimento da presença desse negócio. Mas, realmente, há uma necessidade real de revisão de estratégias, de como promover esse encantamento no cliente”, diz, referindo-se a práticas agressivas de marketing e vendas. “É preciso alinhar o que se promete com o que se entrega”, acrescenta, ao lembrar da importância dos setores de pós-vendas e relacionamento com o cliente como um pilar importante para a saúde do negócio.
A MultiBR é contratada por incorporadoras para desenvolver a estratégica da concepção de produto, da experiência hoteleira, da precificação, da construção, da estrutura jurídica do negócio.
Voltado para investimentos em imóveis de lazer com uso fracionado e compartilhado de um imóvel entre diversos proprietários, o modelo é adotado, na maior parte, em locais turísticos. O crescimento foi fortalecido com a aprovação de lei própria (Lei 13.777/2018), que regulamenta a modalidade, dando maior segurança jurídica às operações. No Brasil, em Valor Geral de Venda (VGV), o mercado chegou a R$ 100 bilhões no último ano, com um crescimento de 25% em relação ao ano anterior de 2023, segundo dados da Caio Calfat Real Estate Consulting.



A presença da MultiBR no Jornal do Comércio reforça nosso compromisso com a construção de um mercado sólido e transparente. A multipropriedade, além de fortalecer destinos turísticos, traz benefícios reais para investidores e para as comunidades locais. Seguiremos firmes nesse propósito de transformar o segmento em uma oportunidade estratégica para todos.


Multibr - Destaque no Jornal do Comércio

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